Conheça nossas Soluções corporativas

Uma linha feita especialmente para Construtoras

As construtoras merecem um tratamento diferenciado, quer pela corresponsabilidade com os consumidores finais, quer junto aos investidores.

Normas técnicas

As Normas técnicas aplicáveis são muitas e dentre elas temos as NBRs 7199, 10821 e 15575, que dispõem sobre vidros, desempenhos mecânicos e acústicos.

Quando o empreendimento observa alguma necessidade de pressão de VENTO ou ACÚSTICA, as esquadrias em PVC observam vantagem em relação ao alumínio.

Uma esquadrias em PVC com corte de 39dB e vidro de 4mm é 50% mais barata do que uma com o mesmo desempenho da linha Nova Gold, ou 75% mais barata do que uma com o mesmo desempenho da Schüco.

Confira a transcrição do relatório de Davi Akkerman, um dos mais renomados consultores acústicos do mercado.

Outro ponto de destaque refere-se ao desempenho mecânico do produto conforme NBR 10.821.

Abaixo, curvas de desempenho mecânico da linha euroTEC com reforço “comparada” à Linha Nova Gold IV.

Enquanto a linha NOVA GOLD IV observa 101.171mm4, a linha euroTEC atinge 149.327mm4, o que importa em 47% a mais de resistência às pressões de vento.

  • Quanto maior for a pressão de vento, maior a vantagem das esquadrias em PVC;
  • Quanto maior for a exigência acústica, maior a vantagem das esquadrias em PVC;
Faturamento

Quando pensamos em faturamento, os impostos tem um impacto enorme e utilizando-se de simples e legais procedimentos, podemos reduzir o custo mantendo-se a margem.

  • Faturamento dos insumos diretamente;
    • O construtor paga diretamente ao fabricantes dos perfis, aço ou acessórios, um % do contrato, e isto evita o re-faturamento gerando uma economia enorme;
  • Faturamento da mão de obra separada;
    • O construtor paga diretamente ao prestador de serviço de mão de obra de fabricação e/ou de instalação;
  • Faturar somente o beneficiamento;
    • De acordo com o sistema tributário de cada empresa, pode-se faturar somente o beneficiamento, eliminando-se uma série de impostos;

Responsabilidades

As construtoras são cadastradas no ICMS mas não são contribuintes, portanto, precisam de uma nota fiscal, seja ela de material, serviço ou beneficiamento, uma vez que não têm a obrigatoriedade de se creditarem de impostos.

O uso da figura “SPE”- Sociedade de Proposta Exclusiva ou “SCP” – Sociedade por Conta de Participação indica, enquanto natureza jurídica, que a construtora é sócia ostensiva e os investidores são sócios ocultos. Desta forma, todas as obrigações perante 3ºs são assumidas pelo sócio ostensivo, cabendo aos sócios ocultos os investimentos.

Toda a responsabilidade técnica recai sobre o SOCIO OSTENSIVO e quando da conclusão do empreendimento, a sociedade se desfaz, os investidores recebem seu quinhão, recaindo a responsabilidade de eventuais vícios redibitórios ou não conformidades somente sobre o construtor. Mesmo que a sociedade tenha sido desfeita, o construtor continua como responsável técnico e com a responsabilidade civil sobre o empreendimento.

O esclarecimento sobre o cumprimento das NBR’s alerta o SÓCIO OSTENSIVO sobre estes passivos ocultos.

A apresentação dos laudos de desempenho antes e depois da obra é fundamental para que o construtor tenha fundamentada sua segurança jurídica.

Produto

Para o atendimento dos quesitos técnicos e também dos quesitos comerciais, a nossa linha iTEC atende com excelência a grande maioria das necessidades. Em complemento com algumas soluções da nossa linha euroTEC, atendemos praticamente todas as peças e exigências para qualquer empreendimento residencial.

No caso de obras comerciais, o assunto é mais detalhado e deve ser tratado de forma personalizada.

Diferenciais a serem fornecidos às construtoras:

  • Uso do TENTO/CASTELÃO em PVC no lugar do tento de granito – traz economia nos caminhos críticos da obra.
  • Uso de gabaritos metálicos nas requadrações em substituição aos contra marcos – estão se tornando cada vez mais populares, são mais baratos que os contra marcos e evitam fugas de frequências.
    • Taliscam internamente e externamente, facilitando a fachada e o acabamento das paredes internas.

Acesse nosso catálogo técnico: Fazer download
Veja também
Produtos

Solicite um orçamento agora mesmo!