As esquadrias em PVC são entregues prontas e acabadas, com todos os vidros, acessórios e ferragens necessários ao seu bom funcionamento. Após a entrega a instalação segue as seguintes etapas:
-
FIXAÇÃO DOS MARCOS
Os marcos (quadros que são fixos na alvenaria e servem de suporte para o funcionamento das folhas ou, no caso de requadros fixos, para os vidros) são fixados na alvenaria usando-se buchas e parafusos de aço galvanizado. Não é necessário o uso de contra-marcos.
A fixação dos marcos pode ser alinhada pela face externa da parede, pela face interna da parede ou meio do vão. Tecnicamente o alinhamento da esquadria quanto ao vão é indiferente, porém o acabamento das esquadrias alinhadas por dentro tende a ficar mais harmônico.
-
APLICAÇÃO DE ESPUMA DE POLIURETANO
É aplicado em toda o perímetro do marco, utilizando-se um aplicador adequado, uma camada de espuma de poliuretano.
A função da espuma de poliuretano é preencher qualquer espaço vazio que exista entre o marco e a alvenaria. Diferentemente do que se supõe a função da espuma não é fixar nem vedar a esquadria, é apenas preencher o espaço deixado pelas folgas necessárias para a boa instalação das esquadrias.
-
INSTALAÇÃO DAS FOLHAS
Estando o marco devidamente fixo na alvenaria chega-se ao momento onde as folhas ou vidros especiais são instalados e fixados, formando enfim o conjunto da esquadria completa.
-
REGULAGEM DAS FOLHAS
Na etapa seguinte o carrinho já com os perfis devidamente usinados segue para a introdução do reforço metálico. Nesta estação, seguindo as instruções da Ordem de Produção, são selecionados os perfis metálicos em aço galvanizado correspondentes. Devidamente cortados, os reforços metálicos são introduzidos dentro das respectivas câmaras internas dos perfis em PVC e fixados através de parafusos de aço galvanizados auto-brocantes.
Todas as peças recebem regulagem de fechos, contra-fechos, sentido de abertura, folgas e vedação.
-
APLICAÇÃO DE SILICONE
Após a esquadria estar totalmente funcional é preciso certificar que não haverá passagem de água ou vento entre o marco e a alvenaria. Para tanto aplica-se tanto na parte interna quanto externa do marco uma camada de silicone ou rejunte branco que irá garantir a perfeita vedação entre as superfícies da esquadria e da parede, peitoril, soleira ou piso.
-
ACABAMENTO DOS QUADROS
Após a verificação e aprovação do quadro é feito o acabamento dos cantos de solda de forma a eliminar as rebarbas resultantes da solda através de equipamentos formado por fresas e facas pneumáticas adequadas.
-
INSTALAÇÃO DE ARREMATES
Por fim instalam-se os arremates necessários para o bom acabamento das peças.